quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ANALFABETISMO FUNCIONAL

Uma pessoa analfabeta funcional é aquela que sabe ler porém não consegue interpretar o que está lendo ou tem dificuldade de fazer operações matemáticas.
Pessoas maiores de 15 anos e que possui escolaridade menor a quatro anos também são definidas como analfabetas funcionais, porém essa definição não é muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.
Existem 2 níveis de alfabetização funcional:
1º nível: (Alfabetização Rudimentar) são aqueles que interpretam somente títulos de textos e frases curtas, e tem dificuldade com as operações básicas, e com números grandes de matemática.
2º nível: (Alfabetização básica) são aqueles que conseguem ler textos curtos mas não conseguem tirar uma conclusão dele, eles também conseguem realizar as operações básicas de matemática, porém tem dificuldade com uma quantidade maior de cálculos.
O analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da população sendo 30% do nível 1 e 38% no nível 2, somando com os 7% da população que são totalmente analfabeta, temos 75% da população que não possui pleno domínio da leitura, escrita e das operações matemáticas, isto é, apenas 1 em cada 4 brasileiros são plenamente alfabetizados.

Reflita!

  • Você já parou para pensar em que nível do Analfabetismo Funcional você está ou não pertence ?
  • E você professor, será que está ajudando seus alunos a não serem Analfabetos Funcionais ?
fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional

postado por: Keylla Soares e Wallace Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário